O fato de vivermos em Tapes, entre os anos 40 e 70, nos colocou, em um lugar privilegiado, para observar, testemunhar e sofrer impactos relevantes que o êxodo rural produziu na vida das pessoas que viviam na zona rural e em sedes urbanas de municípios pequenos, próximos ou distantes da Capital e da região metropolitana. Antes da inauguração da ponte em 1959, a Lagoa, Balsas, veículos automotores e a Estrada Real eram caminhos e meios de transporte de cargas e de pessoas com destino à Porto Alegre e às localidades situadas na margem norte do Lago Guaíba.1 De repente, tudo se acelera, não mais uma, duas ou três viagens de ônibus por semana em estradas arenosas ou embarradas, não mais luzes acesas, em períodos do dia ou da noite; rádios municipais noticiam acontecimentos locais, ou em cadeia, de outros lugares do país e do mundo. As locais animam, nos extensos distritos municipais, encontros e bailantas de aniversário e de outros festejos com músicas dedicadas e recepcionadas por aparelhos radiofônicos ativados por baterias carregadas por cataventos. Nos caminhos da ponte do Guaíba crescem sem cessar, movimentos de pessoas, ônibus, caminhões, carros e outros meios de locomoção em beiras de estradas, encostas de coxilhas, bairros antigos e novos espaços que passam a ser ocupados de maneira acelerada. Em cidades pequenas como Tapes, sabia-se nomes e dados de estudantes, trabalhadores jovens ou de pessoas meia idade que migravam para Porto Alegre e cidades da região metropolitana. Éramos, todos, atores, testemunhos, personagens e comentadores dos deslocamentos populacionais acelerados para Porto Alegre e cidades vizinhas. Não era necessária, expertise em ciências sociais, administração pública, ou em áreas afins, para saber do caos desmesurado estabelecido nos espaços urbanos mais atrativos. Tempos de aguçar faculdades intelectivas e sentimentos morais para lidar com este fenômeno cuja aceleração lançava centenas de pessoas em direção aos banhados, charcos, subidas ou ladeiras e de morros de Porto Alegre e da região metropolitana. Na primeira década de existência de Os Tapes, este evento e os impactos sociais e morais inspirou composições tais como: Gurisito, Peão Velho e Janaíta, João da Ponte, Noite Tirana, Um Doutor e Campesino, entre outras integradas em Chão Estrada Canção. Nas discussões sobre uma música para encerrar este projeto, antigo verso popular, que algumas vez se ouvia meu pai cantar, acompanhado de sua gaita de botões: cante e dance minha gente que uma noite não é nada, os galos já tão cantando tá chegando a madrugada. Verso que, para ele, denotava alegria, pois que, nas cantorias das bailantas de Tapes, ecoava como um convite para que a dança se estendesse, um pouco mais depois do sol nascer. Tarefas do cotidiano poderiam esperar um pouco mais em favor da alegria, sobretudo quando nenhum prejuízo trazia à normalidade da vida e do mundo no qual viviam. Em nosso caso, significados de perplexidade, indignação, esperança e alegria, pareciam ter pesos iguais. Eruditos sobre possibilidades polissêmicas deste verso, sabíamos que a alegria propiciada pelas bailantas alongadas, poderia ser conforto, prenúncio e, também, expectativa de que a dura noite do êxodo, em suas causas, formas e consequências, ao ser pronunciada e cantada lançaria luzes sobre compreensão sobre o que observávamos e tentávamos apreender seus significados e consequências. Tínhamos noção de que não estávamos imersos em consequências de acasos nem de turbilhões irrefreáveis! Acreditávamos que teria sido possível lidar com a veloz passagem do campo para a cidade sob formas menos dolorosas. Não por acaso, pois, nossos textos, melodias, arranjos vocais e instrumentais fazem escorrer, espanto, indignação e dor nas descrição de vidas e de processos testemunhados. Ouvir, Chão, Estrada e Canção, quarenta e tantos anos depois, me fez reviver experiencias de uma época as quais ecoam nas palavras, melodias, instrumentos, vozes e vocalizações. Parece que pasmados estávamos, sem saber como enfrentar um turbilhão que as luzes da razão não foram capazes de prevenir nem conduzir em termos razoáveis. Lá estávamos no Teatro de Arena, impactados, talvez, menos por sermos personagens e testemunhas do êxodo, mas por tematizar experiências cujos processos, desdobramentos e atropelos morais nos confrontava em tempo e velocidades incomparáveis ao que, com lentidão de séculos se efetivou na Europa, Atropelos cujas devastações estão longe de serem avaliadas e enfrentadas por nós que vivemos e atuamos em único e frágil habitat espacial.
1 Inclusive para as fitas que abasteciam as sessões cinematográficas do Cine Teatro Roma e dos grandes circos nacionais e internacionais que acampavam para “descansar as feras” e oferecer algumas sessões em Tapes e em outras cidades localizadas nos rumos de Pelotas, Rio Grande, Bage, Montevideo e Buenos Aires.
🔈 Áudios já catalogados de apresentações ao vivo de Chão Estrada Canção, serão disponibilizados à medida que sejam processados.
Letras
Texto — Primeira Parte: “Quando o camponês deixou a terra”
Autor Luiz Carlos Golin, recitado por José Waldir de Souza Garcia
A estrada como um lagarto entrava pelos cerros
E o pequeno ponto metálico escalava o seu dorso curvoso e poeirento
A mata sofria nas entranhas o ponto de ferrugem e lata que a prostituía.
E os homens da montanha o olhavam sedentos de raiva e inveja
Rasgava cada vez mais as carnes
E deixava o sêmen de ferrugem e cobiça no ventre dos camponeses.
E o suor escorreu tingido pelo acre da gasolina, límpida e criminosa.
Os olhos dos homens viam o ponto e o desejavam.
Mais do que a mulher encoberta pela terra da roça,
Das carnes firmes e azedas como a lavoura que gorou.
Ou como os filhos de muito ranho e pouco pão.
Chegou o dia em que o homem agarrou o ponto.
Suas mãos queimaram, seu corpo suou, sua cabeça redobrou no sol e na lua,
E se confundiram as duas garras – a do homem e a do ponto
Com o ponto foi o homem, com o homem foi a mulher, com a mulher os filhos.
Com eles a música da serra.
Ficou apenas o ponto metálico e a terra.
Janaíta
Cláudio Boeira Garcia, José Waldir Souza Garcia
Janaíta, sete irmãos
Janaíta, pai peão
Janaíta, não diz não
Janaíta, não diz não
Não digas não
Limpa os olhos
Mostra os dentes
Flor intacta, sol ardente
No galpão se fez mulher
O corpo fechado
Como rosa botão
Abriu-se inocente
Brotou no seu ventre
A condenação
Janaíta…
O corpo cansado
De andar mão em mão
O sorriso ensaiado
Perdeu-se com os dentes
Morreu a ilusão
Janaíta…
O rancho estragado
A mão sem tostão
És pasto amassado
És mate lavado
Açude esgotado
Açude esgotado
És forno sem pão
Janaíta…
Teatino
Cláudio Boeira Garcia, José Waldir Souza Garcia
Eu canto as lembranças
A viola acompanha
Que buena é a herança
Pra quem teve pago
Não pra mim
O pai de além mar
E a mãe guarani
Nasci por acaso, numa noite de curra
Largado e o campo por amor me adotou
Foi herança do pai
Foi herança do avô
Pelear sem querer, sem compreender
Pra quê tanta morte, pra quê tanta dor
Nas lutas de outrora
Peleei por pelear
Por diferençar, que homem sangrado
Não é como gado
Não vou lhe enganar
Peleei sem bandeira
Sem ódio ou amor
Nasci por acaso, numa noite de curra
Largado e o campo por amor me adotou
Canto e Lamento do Velho Semeador
Luiz Martino Coronel, Luiz Marcílio Machado
A semente dos meus dias
Atirei por esse chão
Me cumpri como vivente
E não vi a plantação
Com o remendo da esperança
Arremendei minha vida
Mas um dia a vida cansa
De ser rasgada e serzida
Ganhou um véu de sementes
Minha mulher no labor
A mando me plantei nela
Nasceu um novo semeador
Abrindo sulcos na terra
Sementes lancei a esmo
Esta terra está pedindo
Que agora eu plante a mim mesmo
Esta terra está pedindo
Que agora eu plante a mim mesmo
Menino de Sacola
Manoel Acy Terres Vieira
Menino de sacola
À tiracolo
Não terá a vida do pai
Não será peão
La la la la la la la la la
Mãe remendando
Pai no arado
E o menino
E o menino
A estudar
Um mais dois são três
Três mais três são seis
Gurizito
Cláudio Boeira Garcia, José Cláudio Leite Machado
Gurizito te garanto
Homem grande pareces
Em sereno de madrugada fria
Pés nus corpo tremendo
Pra canga a boiada trazendo
Teu grito é decidido
Teu olhar é muito duro
Teu pensar não é menino
Gurizito te garanto
Homem grande pareces
Em calor no duro corte
No arroz que vais ceifando
Canção dos Arrozais
José Hilário Retamozo
Quando evapora o suor do peão ao céu levanta, nuvens de chuva
Nuvem de chuva o suor do peão volta pro rio
Vai ser mais peixe, ser mais pão e vai ser planta o suor do peão,
Várzeas de arroz, água do rio
O rio é peão que se alimenta de migalhas
De sal e suor, de vento e sol e de outras mais,
E se levanta como prata e cai nas calhas
Como ouro líquido a banhar os arrozais.
Outro que dança, à luz do sol esplende em fachos.
Maduras hastes querem lâminas afiadas,
Foices que façam do rumor de ouro dos cachos
Canção de rodas a rodar pelas estradas
O arroz é rio, o arroz é sol, o arroz é roda
É suor do peão, é caminhão, roda que é roda.
Campesino
José Artur Rebello da Rosa, José Waldir Souza Garcia
Ah, campesino
O que te consome
Será a cidade ou a minha fome
Ah, campesino
Fica quietinho
Tens que aprender devagarzinho
Ah, campesino
Está tudo bem
Te pago o preço no ano que vem
Lança veneno na tua plantinha
Para as pragas terminar
Coitadinha…
Pobre de mim
Sem caviar não vou ficar
E o coro de tua vaquinha
Já estou a desejar
E farei lindos sapatos
Que os States vão comprar
Peão Velho
Álvaro Barbosa Cardoso, José Cláudio Leite Machado
Madrugada, me encontra sentado
Olhar quebrado na espreita do sol
Deita no campo
No desencanto, do ser nada
Tempo foi gasto
No quebrar geada
Tanger a tropa, correr estrada
Prá acabar em nada
Riqueza conforto, mão calejada
Passou como o vento
Apenas o tempo
Ficou pra contar.
O sonho perdido do piá calça curta
Que o corpo cansado
Mantém cá por dentro
Corre corre o minuano
Assovia o meu lamento
Texto — Segunda Parte: “E se foram”
Autor Cláudio Boeira Garcia, recitado por José Waldir Garcia
Olharam por única vez, os campos, as canhadas sem lágrimas de morte
Sem o riso macio da última festa de reis
Com a lentidão penosa, sonolenta, da última lavoura de fumo.
Desentoavam pela estrada um verso antigo
Lembranças magras, amargas, desde que assinaram a venda da terra.
A estrada era um brete, que espremia…
Uma escura noite tinha parido o último ano
Crianças choravam…
Pastos secavam…
Tremeram na manhã em que estranho pó branco jogado na terra, comprava tantos braços
Tantos dias, tanta esperança, tanta verdura dos milharais ressequidos
E se foram a procura da vertente do pó
Trocaram por um saco tudo o que tinham
Toda chuva, toda seca seria bem vinda.
Melancias doces, morangas, laranjas sempre maduras, leite e mel
Correriam em cascatas negras.
O pó branco mágico, lhes daria tudo, descobrir seu segredo, fabricá-lo,
Tantas lavouras, sem tantos calos
E se foram…
E se foram…
Fabricaram pó que por suas mãos, escorregaram
Na polvadeira se engasgavam, na polvadeira se secavam, na polvadeira se calavam.
Me Perguntaram
Cláudio Boeira Garcia
Me perguntaram
Por que vão embora
Larguei de planta e criação
Não é por força que teja faltando
Nem é por calo que tenha na mão
No dia que decidi
A terra tava lavrada
Eu disse pra quê plantá
Colheita não sobra nada
O tempo aqui na roça é largo
Custa da passá
Dispesa tá muito grande
Pro lucro que a roça dá
Escola é muito longe
Os filho já são peão
As filha já tem patroa
E a terra sem plantação
Um doutor
Cláudio Boeira Garcia
Um doutor lá da cidade
Já comprou as minhas terra
Vou pegar minhas muchila
Digo adeus triste pra serra
Nós tamo ficando velho
Os filho foi pra cidade
E o trabalho é muito forte
Pro peso da nossa idade
Vendi cerro e estufa
Vendi vaca e moinho
Mas não vendo essa dor
De sair do meu cantinho
O filho em Viamão
A filha tá em Niterói
Os neto tão muito longe
E a saudade sempre dói
Quem me dera que o doutor
Me pague bom dinheirinho
Pois que a vida da cidade
Come tudo ligeirinho
Um doutor daqui gostou
Quer aqui pra descansar
Nós aqui não tem descanso
Passa a vida a trabalhar
Velhas Cantigas
Dilan Camargo (Letra), José Camargo (Compositor)
Eu canto velhas cantigas
Desta terra antiga
Deixe que eu conte em cantos
Histórias da minha andança
Eu tenho buscado em cantos
Pedaços de esperanças
Numa tarde de domingo
Passando por uma feira
O tempo já não sentindo
Amei Maria Quinteira
Madrugada fui embora
No meu rumo procurando
Quem fica é sempre quem chora
Maria ficou chorando
Compreendi que minha estrada
Tinha caminhos de volta
Era igual uma laçada
Só quem tem, segura ou solta
Texto — Terceira Parte
Autor Luiz Carlos Golin, recitado por José Waldir Souza Garcia
A noite agora é tão escura quanto o anú
E a nova empreitada não tem luz de vida
O sono entrevê os pesadelos do dia
Quando o despertar se anuncia
Pela madrugada sem vento, pela sirene
Pelo grito do bêbado na janela, pelo silêncio do galo
Que há tempo não ouve mais
Pela fúria do grupo que passou apedrejando os barracos
Prenhando a mulher solita
Que acabou de alimentar o último senhor em algum restaurante da cidade
Pelo berro do homem esfaqueado
Pelo pivete com mãos de sangue
E pelos irmãos de mesma profissão
O fogo de lenha verde faz a comida
Que vai ser ingerida entre os passos apressados
As picaretas gritantes e roucas
As mulheres falantes de carros ansiosos de roda mescladas com sangue desigual
Ao da carreta que consumiu os bois
Nos olhos a remela que ajudará a nublar o dia
Na obra, o apito da fábrica, na grama do doutor,
Onde as crianças brincarão, quando voltarem da escola sedentas de natureza
Que logo trocarão pelo cimento da contabilidade, herdada do asfalto da vida negra
Enterrado em mais uma cova do cemitério
A despedida da mulher enquadrada na porta carunchada
Detém a incerteza do voltar
Como o rancho da venda, que nem a profecia das estrelas xiruas assegura que
O seu “bolicheiro” ainda vai fiar.
Aceno tão cinchado, apertado quanto o peso do sono das crianças
Que daqui a pouco irão despertar e sairão para o colégio, mas andarão pelas ruas a procura
Do que insinua o silêncio do pai
E a carteira fácil, a porta aberta do carro, a entrada encostada na casa de sinteco,
Certamente apertará a argola de mais um laço cuja presilha ficará em mãos de ferro.
Os pais não alcançarão mais o pão com chimia
E verão o saco de estopa vomitar de suas entranhas
De morte alguma coisa embrulhada
E os passos da distância levam no tranco cansado
A incerteza da ida e a vontade da volta
Na chegada costumeira do bolicho
Onde a coragem é conquistada para confessar a carteira vazia.
A proposta rejeitada, a filha prostituta, e mais uma obra acabada.
Ou a chegada da linha limite, pela idade alongada pedindo sombra
Enquanto a produção exige cancha pra carreira do cofre
Ou pela vida do compadre de pinga, que desde o aniversário do caçula não aparecia
Pra anunciar com voz chorona
Como a cordeona de oito baixos.
Que junto com o macacão ensebado, do capacete rachado,
Da falta de luvas nas mãos, o cinto de segurança, a comadre saiba – “e entenda que faz parte da vida” – que o compadre caiu do andaime podre, não encontrou a rede de proteção, e se esborrachou, como a esperança iludida na calçada dura.
Hoje Anoiteço
Silvio Luiz Pereira, José Waldir de Souza Garcia
Hoje anoiteço, lembro meu passado
Onde contava, dia mês e ano
Meu boi brasino colorado
Meu arado, minha carreta o potreirão
De madrugada chimarrão
O fruto da planta, a criação
Hoje aqui não sonho nada
Apenas um corpo cansado
Que veio na ilusão
De domar a cidade
Noite Tirana
Cláudio Boeira Garcia
Que noite tirana
Que amargo esse mate
Esperança tão grande
Que a dor não abate
Notícias vieram
Lá do interior
Diziam tristeza
Falavam de dor
Diziam tristeza
Falavam de dor
Notícias vieram
Lá do interior
Diziam que a planta
Secava na flor
Resposta mandei
Estou sem sossego
Faz uma semana
Procuro emprego
Canto Triste
Antônio Alex Alencastro, Carlos Gilberto Boeira Garcia
No silêncio desta noite
Vou buscar minha viola
Vou chorar minha saudade
Que ficou campina afora
Vou cantar minha tristeza
Deste corpo já cansado
De camperear todos os dias
E de ver todas Marias
Se tornarem um só passado
Se o som for bem mais triste
Que a tristeza do meu peito
É porque não tenho jeito
De chorar sem ser cantando
João da Ponte
Álvaro Barbosa Cardoso, José Waldir de Souza Garcia
Seu João da ponte
Tem mulher e cinco filhos
Já não tem o seu tordilho
Nem a horta pra plantar
De manhã entra na fila
A porteira é uma roleta
E é preciso ter dinheiro pra passar
João da ponte
De peão virou pedreiro
Camelô ou carpinteiro
Tanto faz ou tanto fez
Em vez de semente
Lança tijolo
E pensa com seu miolo
Qual a planta que vai dar
Meio dia bóia fria
Muita dor pra mastigar
Fecha os olhos, João da ponte
Até arrisca sonhar
Que saudade da campina
Vento forte ou arrozais
Pra voltar vai ser difícil
Pra ficar já nem sei mais
João da ponte cinco filhos
E mais um que vai chegar
Plantei
Cláudio Boeira Garcia
Plantei pois a noite é fértil
E o amor não anoiteceu
E o amor não anoiteceu
Cantei que a dor é breve
Que a vida não feneceu
Rasguei os sonhos falsos
Do cenário de papelão
Nasceu o dia sorrindo
Zombando da cerração.
Vesti a manhã tão clara
Dos olhos do caminhante
Caminho que o tempo alarga
É claro e sempre distante
Suor de Vida
José Júlio Prestes, José Waldir Garcia
Meu povo desdenha sua sina
De abrir covas na terra
O cheiro rompe o asfalto
E negra vem a ilusão
Que se derrete noutro dia
Não floresce limpa canção
Não floresce limpa canção
Meu povo quer assoviar no horizonte
Colher a cor das matas, abrir sulcos na terra
Lançar nas entranhas sementes
Regar com suor de vida
E ir florescendo canção
Vieram dentes enormes, mascando matas
Vieram gargantas enormes, engolindo sem compaixão
Vieram bocas enormes, cuspindo ferrugem e raiva
Vieram seres disformes, fedendo o perfume do chão.
Agricultor
Homenagem à Antônio Zanatta
Descalço,
Abro os pés sob o asfalto.
Os sapatos
São o próprio mundo de carro
Seu solado velho e duro.
É assim que me solto
Redivivo
Inventando esta partida
No meio das casas e das avenidas
Prometendo voltar
Quando já for outro:
Planta
ou pão
Com o rosto de homem
Na palma das mãos
E os braços longos
Balançando como um ramo verde.
Agricultor
Como meu pai, meu avô
Ainda me aquece esse fio de fogo
Pela espinha.
Esta sina ancestral
De rasgar a terra
Acariciar espigas
Largar sementes por onde pisar.
Cante e Dance
Domínio público
Cante e Dance minha gente
Que uma noite não é nada.
Cante e Dance minha gente
Que o galo já tão cantando,
O galo já tá cantando
Tá chegando a madrugada.